DESTAQUE

ELIANA WAZLAWICK

No mês em homenagem às mulheres, o destaque é para Eliana Wazlawick que esbanja simpatia, competência e dedicação à Recreio por mais de 30 anos.“Eu era bem menina ainda e trabalhava em uma loja, mas assim que soube da vaga, me dirigi ao clube para participar da entrevista. Lembro-me do nervosismo quando atendi ao telefone pela primeira vez”.

 

Eliana Wazlawick. Foto Gustavo Merolli

 

Como Secretária Executiva, iniciou na década de 80, quando no salão do clube havia divisórias corrediças e um espaço usufruído pelo economato na lateral. “Além de trabalhar como secretária em atendimento aos associados, eu costurava e bordava junto à diretoria. Fazíamos todas as decorações das festas na grande mesa da presidência. Empresas terceirizadas não existiam! As famílias com espírito envolvido traziamos filhos para fazer acontecer. As crianças corriam pelo clube, jogavam bolão, jantavam aqui enquanto os pais trabalhavam. A organização das festas sempre foi conduzida com muito zelo e respeito pela sociedade para proporcionar aos convidados uma noite inesquecível. Hoje, meu filho e meu marido me ajudam em muitos eventos".

Eliana apoia e auxilia a Diretoria no trabalho de promover atividades culturais, educativas, recreativas e sociais que visem o bem estar dos sócios e da comunidade de Gramado. É o cargo de confiança de uma sociedade festiva. “Lembro-me que fiquei encantada com os jantares baile quando comecei a trabalhar aqui. Os sócios eram contatados pessoalmente em suas casas para comprar os convites. As mesas disputadas e os lugares reservados com bastante antecedência, escolhidos através do mapa que ficava disponível na secretaria”. Desde aquela época ela trabalha literalmente com as portas abertas para a comunidade. “Sempre digo que não tenho somente um gestor, eu tenho vários, que são todos os associados”.

 

Rafael dos Reis Eliana Wazlawick. Foto Gustavo Merolli

  

Antigamente, havia emissão de carnês para os sócios que pagavam suas mensalidades na Caixa Estadual, Banrisul ou direto na secretaria do clube. Os carnês eram enviados pelo correio para o endereço do associado. O acesso ao clube só era permitido para quem estivesse em dia com a mensalidade. Mas, muita coisa mudou ... “Hoje temos também contratos comerciais e nos adaptamos a um novo tempo”. É papel do clube social, manter e incentivar o bom relacionamento entre a sociedade e entidades de cultura, educação, religião, recreação e órgãos governamentais. “Os processos de mudança e as reformas permitiram manter esta estrutura que é hoje o espaço mais tradicional de Gramado para a realização de festas. Sediamos todos os tipos de eventos: aniversários de 15 anos, casamentos, eventos culturais e corporativos. Somos o espaço da comunidade gramadense, para ser usufruído a qualquer momento. Todos os eventos de iniciativa pública e privada que beneficiem a comunidade são bem recebidos e ajudamos a organizar com muito carinho”, garante.

 

Charles Reis e Eliana Wazlawick. Foto Gustavo Merolli

 

Considerada por muitas pessoas como o “Coração da Recreio”, Eliana vivenciou as transformações desde o Presidente Pedro Henrique Benetti e foi fundamental para o executivo de tantas diretorias como Décio Caldas, Paulo Volk, Alemir Coletto, Ronaldo Pinheiro, João Benetti, Genedy Moraes e atualmente é o braço direito do Presidente Ike Koetz. “Cada diretoria teve a sua forma de fazer acontecer”, diz. Além das responsabilidades internas do clube como documentos e correspondências, organiza agenda e negocia os contratos para a realização dos eventos. “Estou atenta à zeladoria, à parte comercial, prestação de contas, finanças, recursos, ponto de equilíbrio. Preocupo-me em ter uma visão ampla constantemente. Buscar patrocínios, novos contratos e trazer a comunidade para dentro do clube”. Confessa que aprendeu bastante com esposas que trabalharam ao lado dos seus maridos nas diretorias. “Lições de etiqueta, como vestir-se, cumprimentar, recepcionar, comportamentos importantes no convívio social. Elas me ensinaram como receber os convidados com requinte em diversas ocasiões. Os Conselheiros Deliberativos também me ensinaram muito. A Recreio foi a minha escola” conta. Ela gerencia todos os processos e participa do início ao fim para assegurar a satisfação dos convidados.“O apoio é constante e participo desde o início da montagem, dando suporte para que o cliente fique satisfeito com a execução e realize aquilo que foi planejando. Minha equipe precisa estar engajada dentro da logística, no pré e pós evento. Além do amplo calendário de eventos sediados, realizamos Reveillon, Carnaval, REVIVAL e O Mundo Encantado da Recreio”.

Eliana salienta que cada presidente teve seus méritos e existem novos desafios a cada ano.“Hoje somos um clube clássico e contemporâneo. Nossa gestão atual tem um presidente jovem, com a mente aberta e a experiência do Conselho ao seu lado. Batalhamos o crescimento do clube com uma visão promissora para o futuro. Precisamos de novos gestores, pessoas com ideias novas e muito entusiasmo. Este ano, comemoramos 105 anos e por aqui, a vida continua!”