RELEMBRANDO

A MÃE PROTETORA DA JUVENTUDE

Iraci Casagrande Koppe, conta que bem no início, os bailes aconteciam no cinema. As poltronas eram retiradas e lá se faziam os Carnavais, Ano Novo e encontros para dançar. “Por muitos anos não existia mais nada além do cinema do Pasqual”, lembra.

Depois, a pequena comunidade se mobilizou para que existisse a primeira sede do clube, de madeira, no mesmo local onde está até hoje. “Só entrava quem fosse sócio e estivesse de acordo com os estatutos escritos por João Leopoldo Lied e com base nos documentos da Sociedade Orfeu de Novo Hamburgo, a Sociedade mais antiga do Rio Grande do Sul. É possível notar que Gramado sempre foi diferente dos outros lugares. Educação, respeito, princípios, regras, costumes. Para ser sócio tinha que ser indicado por alguém e teria que ser avaliado por, no mínimo, quatro conselheiros. Esta regra valia para alguém de fora como para quem morava aqui. Os critérios eram muito rígidos”, recorda.

 

Suzana Strassburger, Iraci Casagrande Koppe e Juliana Koetz, Relembrando Recreio Gramadense. Acervo S.R.G.

 

 

Ela afirma que, Dona Osvaldina era chiquérrima e vinda de Novo Hamburgo para a Linha Nova, ensinava às pessoas, mais embrutecidas a se comportarem de maneira mais leve e fina, de acordo com o clube que eles gostariam que fosse. “Ela dizia que uma mulher para ser feliz tem que ter muita criança ao redor e muitas flores. Tenho a certeza de que ela deixou algo muito especial aqui”, comenta.

Sempre tivemos torneios de bolão, carteado, ping-pong e havia intercâmbios da Sociedade com os hotéis. Todo o dinheiro que arrecadavam, reinvestiam no clube. “Quando eu era pequena, nas tardes de domingo, a programação era encontrar amigos na Sociedade. O Querino Candiago tocava gaita que era uma beleza. Dançávamos criança com criança, mulher com mulher... e assim eram construídos elos de convivência. Aqui dentro tinha ordem, decência. A Sociedade era uma mãe, a mãe dos jovens, porque ela estava sempre de olho nas atitudes, no comportamento da juventude. A gente se sentia em casa. E os estatutos eram muito sérios. Aqui era o eixo, referência que formava a postura das pessoas”. É claro que os Estatutos já sofreram muitas alterações, e por mais de um século norteiam decisões de Conselhos e Diretorias.

 

 

Hotel Casagrande, anos 1930. Acervo Histórico de Gramado (RS)

 

Postais para divulgação do Hotel Bertolucci, nos anos 40. Acervo Histórico de Gramado (RS)

 

Reforma na fachada do Hotel Candiago, 1950. Acervo Histórico de Gramado (RS)

 

Na opinião da Historiadora, a Recreio no seu 3ª prédio de alvenaria, continua bela e jovem, apesar da idade, desejando sempre o melhor para seus associados, mantendo seu espírito de mãe e protetora da juventude de Gramado, graças aos seus antigos estatutos.

Atualmente bem mais democrática, a Recreio continua celebrando festas com muito glamour e animação. Promove com requinte a Ceia de Reveillon mais tradicional de Gramado e garante brilho e alegria aos foliões no Carnaval de Salão, todos os anos. “Estou certa de que as pessoas que entram na Recreio, sentem a atmosfera, um filtro natural, nobre, de muita alegria e convívio saudável. Aqui eu aprendi muita coisa boa. Aqui eu formei meu caráter com a ideia que aprendi nos estatutos. Ficava fácil praticar em casa e com os amigos fora daqui”, comenta Iraci.

Presentes na leitura e aprovação unânime dos primeiros Estatutos, em alemão e língua portuguesa, estavam: Bruno Boelter, José Nicoletti Filho, Pedro Carrera Filho, Pedro Benetti, Pedro Bertolucci, Antonio Benetti, Augusto Zatti, Paulo Sartori, Luiz Gallo, Domingos Bazzo, Francisco Boscatto e Pedro Dalla Wechio, em 15 de abril de 1915.

 

Capa Estatutos Sociedade Recreio Gramadense 1944. Acervo S.R.G.

 

Folha de Rosto Estatutos Sociedade Recreio Gramadense 1944. Acervo S.R.G.

 

Páginas 4 e 5 Estatutos Sociedade Recreio Gramadense 1944. Acervo S.R.G.

 

Páginas 6 e 7 Estatutos Sociedade Recreio Gramadense 1944. Acervo S.R.G.

 

Páginas 8 e 9 Estatutos Sociedade Recreio Gramadense 1944. Acervo S.R.G.

 

Páginas 10 e 11 Estatutos Sociedade Recreio Gramadense 1944. Acervo S.R.G.

 

 

Páginas 12 e 13 Estatutos Sociedade Recreio Gramadense 1944. Acervo S.R.G.

 

Páginas 14 e 15 Estatutos Sociedade Recreio Gramadense 1944. Acervo S.R.G.

 

Estatutos Sociedade Recreio Gramadense 1915, versão em Alemão. Acervo S.R.G.

 

 

 

  

APOIO: