RELEMBRANDO

A NOVA CASA

Final dos anos 80. O cenário de eventos em Gramado se desenvolveu como nunca. É incalculável o fomento do turismo local, assim como a geração de renda e empregos para toda a região. A cidade se especializou em receptivos e abriu centenas de oportunidades de trabalho. 

 

Cenário Recreio Gramadense, 1987. Foto: Bonfanti

 

 

Grandes empresas se destacam neste período Brocker Turismo, Rasen, Sierra Móveis, Rede Laghetto, Gramado Parks, Gramado Summit. O potencial visionário dos empreendedores,unido ao amor por nossa cidade, consolidou a marca de Gramado. E muitos deles se relacionaram no ambiente familiar e apartidário da Recreio, confraternizando no coração do município.

Proporcionando espetáculos de encanto e emoção, Luciano Peccin criou o Natal Luz em 1986, aprimorando o turismo em uma época de pouca visitação. O maior evento natalino do Brasil atraiu público recorde para a Região das Hortênsias. O mercado gastronômico e hoteleiro cresceu em quantidade e qualidade.

No final dos anos 80, brilhantes empresárias Marta Rossi e Sílvia Zorzanello lançaram a primeira edição do Festuris - Feira Internacional de Turismo, promovendo negócios turísticos no mundo todo. Em 1994, conceberam o primeiro Chocofest, trazendo milhões de turistas no período de Páscoa.

Complexos para eventos e centros de convenções foram construídos para receber os mais diversos públicos em extenso e interessante calendário.

 

Recreio Gramadense 2000. Foto: Acervo S.R.G.

 

Vivemos outro momento, quando é imprescindível se reinventar. Transformações sociais, culturais e econômicas na nossa cidade geraram a necessidade de mudar a estrutura e remodelar o formato comercial do clube. O projeto Recreio 2000 garantiu o espaço da sede adequado para realização de eventos no espaço histórico que é referência no Rio Grande do Sul, até os dias de hoje. Confira o resumo dessa transformação. 

 

Paulo Roberto Volk, Presidente da Sociedade Recreio Gramadense, 1989 até 1993.

Empresário da indústria calçadista. Times de vôlei em destaque.  Bailes de Debutantes. Baile em parceria com Gramado Cross Clube. Gramado Fest, Baile Municipal de Carnaval, nascem os blocos Quereu Bebeu e Os Bundinhas. Jantar Show com a cantora Rosana. Noite do Beijo. Incentivo para novos associados participarem de grupos de bolão. Escrutínios. Posse do Prefeito Nelson Dinnebier. Jantar baile décadas de 60/70. Baile de Reveillon em conjunto com Tênis Clube. Situação precária nas estruturas do prédio. Estudos para fusão com Gramado Tênis Clube, Tiro Caça e Pesca ou Gramado Cross pela área global disponível para prática de esportes. Realização do 1º Campeonato Municipal de Xadrez, Departamento de Karatê dirigido por Ernani Broilo. Show do Francisco Petronius, Chitãozinho e Xororó, Mercedes Sosa.

Conselho Diretor: André Pasqual, Francisco Terres da Luz, Maurício Casagrande, Poti Castilhos Ferraz, Rogério Ramm, Álvaro Masotti, Alexandre Wilges, André Tisott, Lourenço Belotto.

 

Alemir Klüsenner Coletto, Presidente da Sociedade Recreio Gramadense, 1993 até 2001.

Engenheiro civil. Carência de espaço esportivo e ideia de fusão cada vez mais longe desenvolve Projeto Recreio 2000, transformando a sede em um clube moderno. Escrutínios. Posse do Prefeito Pedro Henrique Bertolucci. Locação ACIG no antigo espaço da boate. 7º Gramado Fest e o sucesso do concurso de chopp em metro. Seleção de Bolão participa de semi final em NH. 

Departamento de Karatê Neloir Vettorazi. Campeonato Estadual de Bocha, em parceria com Minuano. Bailes de Reveillon realizados no Serra Azul e Serrano, com descontos especiais aos sócios. Comercialização da parte dos fundos do clube. Construção da nova sede.Gramado Fantasia na Rua Coberta. Bailes de Debutantes realizados nos hotéis Serra Azul e Serrano. Aniversário de 80 anos e despedida das antigas instalações. Baile de Debutantes realizado no Hotel Serrano. Espaços para locação. Iriu’s Buffet assume como ecônomo em novo formato. Carnaval com sucesso e surgem os blocos 100 Juízo e Sópranóis. Inauguração oficial da nova sede. Recreio 2000 foi o projeto de viabilização econômica que transformou a realidade do clube. Alterações nos Estatutos. Comissão para Administração de Recursos Financeiros, Comissão de Obras e Comissão Técnica: Maristela Tomazelli, Rogério Hugo Ramm, Ricardo Peccin, Álvaro Masotti, Fábio Bertoluci.

Conselho Diretor: Ronaldo e Michele Pinheiro, Jorge e Dudi Ribeiro, Júlio Manoel e Roselaine Cardoso, Dagmar e Clara Schmitt, Adriano Bonattoe Cristina Petersen, Jorge Barbacovi e Márcia Maldaner, Fábio Bertoluci, Argus Velausen, José Inácio Barbacovi, Gilberto Drecksler e Iraci Koppe, Rogério Ramm.

  Ronaldo Hoff Pinheiro, Presidente da Sociedade Recreio Gramadense, 2001 até 2003.

Bacharel em Direito. Sucesso estrondoso no baile de Reveillon e Carnaval. Finalizaram o pagamento dos investimentos relativos à execução da obra restabelecendo a situação financeira do clube. Bailes de Formatura, Jantares Destaque, Festa Jovem Ellite Models, Baile do CTG Manotaço, Comenda do Verde e do Clube de Tiro Caça e Pesca e muitos casamentos. Posse do Prefeito Pedro Henrique Bertolucci. Aquisição de equipamentos de informática e acabamentos internos e externos e sistema de climatização. Inauguração do memorial dos Presidentes. Gramado Fest, 9ª edição, continua sendo um grande sucesso.

Conselho Diretor: Everaldo de Moura e Carla Sander, Julio Manoel e Roselaine Cardoso, Fernanda Masotti, Heitor Strey, Nara Frank, Eliana Wazlawick.

 

João Luis Benetti, Presidente da Sociedade Recreio Gramadense, 2003 até 2015.

Corretor de Imóveis. Festa em comemoração aos 90 anos do Clube inesquecível repleta de homenagens. Lançamento do livro “Eterna Recreio”. Aniversário do CTG Manotaço, Gramado Fest. Aquisição de lustre, cortinas e mobiliário. Bailes de Carnaval, Festas de Casais Reviver a Recreio. Festas do Festival de Cinema. Chá da Solidariedade, Feijoada do Bem, 1ª edição da Liga de Combate ao Câncer. Reveillon reunindo famílias locais e turistas. Investimentos em infraestrutura como troca do telhado para melhorar acústica. Comemoração 100 anos. Alterações nos Estatutos. Construção do Salão Verde com espaço gourmet. Locação de espaços do clube para Caixa Econômica, Bingo, Pizzaria Manggia Metro, Toca da Bruxa, Fancy Longe Club, Intelimagem.

Conselho Diretor Tatiana Ferreira, Dagmar e Clara Schmitt, Airton e Sônia Fleck, Heitor Strey e Nara Franck.

 

Genedy Moraes, Presidente da Sociedade Recreio Gramadense, 2015 até 2017.

 

Engenheiro mecânico. Reformas na estrutura da cozinha. Escada de emergência, um dos limitativos da capacidade do salão, que após a tragédia da Boate Kiss, ficou em 450 pessoas, aumentando na capacidade populacional para 750 pessoas. Comunicação social atualizada. Adequação do PPCI. Realização de muitos eventos corporativos. Sediou vários eventos culturais, musical Belle E’póque. Bailes de Carnaval e Reveillon, Aniversário do Clube, Homens na Cozinha, Chá da Solidariedade, Baile do Retranca com muito sucesso. Locação de espaços para Fancy Club e Intelimagem.

Conselho Diretor: Ike Koetz, Evair Elias de Moura, Cristian Berti, Felix Salomon, Goldo Schmitt, Lucas Oaigen Benetti.

 

Ike Koetz, Presidente da Sociedade Recreio Gramadense, 2017 até 2020.

Empresário. Adequação técnica de reestruturação de rede elétrica. Festa Revival Dance anos 70, 80 e 90 com sucesso absoluto. Projeto "Relembrando" resgata a história do clube. O Mundo Encantado da Recreio, dirigido às crianças envolvendo famílias da comunidade. Show Tiago Iork. Palestra Papai é Pop com Marcos Piangeres. Sede de eventos culturais como Gramado In Concert, Festival da Música e Pianistas de Bagé. Jantar Homens na Cozinha, Chá da Solidariedade, Baile do Retranca. Parceria com Corrida Pela Vida, Dia de Doar. Festas do Festival de Cinema e Festival de Turismo e eventos corporativos. Recreio na Folia, carnaval com recepção da Corte. Rainhas do Carnaval Andréia Coletto e Fernanda Schonardie. Surge o bloco de carnaval Rebloco. Ceias de Natal e de Reveillon agregam famílias de todo o Brasil. Readequação da identidade visual e atualização da comunicação social. Instalação do elevador e outros projetos em evolução. Regras de distanciamento social COVID 19, bloqueiam a realização de eventos no decurso de 2020. 

Conselho Diretor: Bruno Coletto, Cristian Berti, Jorge Barbacovi, Mário Vidor, Rodrigo Vogt, Lilian Casagrande Koppe, Gabriela Ruschel Michaelsen, Eliana Wazlawick.

As pessoas que participaram dos Conselhos Deliberativos e Fiscais foram fundamentais, respeitando normas de organização, operação e administração. Os Conselheiros que guiaram a trajetória do clube, registraremos em futuras edições.

Os detalhes de como tudo aconteceu, seguiremos "Relambrando" aqui no Blog da Recreio.

 

 

  

APOIO: