ATUALIZANDO

A VONTADE DA NOSSA GESTÃO

Criamos este canal de comunicação para compartilhar informações. "Atualizando", tem como objetivo principal, posicionar a sociedade e interessados apresentando os desafios e as propostas, formalizando as ideias da nossa gestão que se encerrará no próximo ano.  Nesta primeira oportunidade, resumirei os principais pontos da nossa administração e seguiremos atualizando através de postagens mensais, que poderão ser acompanhadas e revistas no site.

 

Diretoria Sociedade Recreio Gramadense, gestão 2017 à 2020. Acervo S.R.G.

 

Nossa gestão foi construída com uma expectativa muito grande de renovação. Assim como todo o cenário político quando assumimos em 2017, víamos no nosso Estado e na nossa cidade o desejo de que a juventude começasse a ser protagonista, o que não significa substituir a experiência de pessoas mais velhas, mas "somar", oportunizando novos avanços.
Sempre ouvi dos meus pais desde cedo, que esteja onde estiver e independente das escolhas profissionais, é necessário se dedicar ao meio, à comunidade onde estamos inseridos. Desde 2010 eu acompanho a Recreio. Em 2016 através do convite de outros companheiros montamos uma chapa, um plano de gestão e com esta expectativa de novidade, fomos eleitos.
Colocando em prática as coisas que vislumbramos fazer, logo tomamos ciência de uma realidade diferente do que imaginávamos. Algumas situações precisavam ser resolvidas com urgência, como questões com inquilinos e as instabilidades financeira e jurídica do clube. No terceiro mês de gestão já havíamos mudado esta situação e estávamos prontos para começar a implantar o que nos propomos a fazer. Além de conquistar o equilíbrio financeiro, havia a preocupação com a imagem do clube e reaproximação com a comunidade.

A captação de eventos é uma renda esporádica que gera grandes resultados. A velocidade de internet, insuficiente na época até para mandar e-mails e o material de divulgação escasso e ultrapassado, foram adaptados. Junto com a Suzana Strassburger da Usina, que trabalha com a identidade do clube há anos, revitalizamos a marca, desenvolvemos mimos, manual da imagem, um novo site e iniciamos o envolvimento com as redes sociais, planejando uma comunicação dirigida a um público muito especial.
Pretendíamos fazer um novo evento por mês envolvendo a comunidade, mas desmistificar o conceito antigo de ser um lugar elitizado, seleto ou ultrapassado era mais importante. A Recreio tem um padrão e uma história que a faz diferente de qualquer outro espaço social que existe em Gramado.  Houve um hiato de duas décadas que merece ser estudado. Surgiu uma lacuna temporal em que as pessoas pararam de vir e isso se deve a inúmeros fatores que geraram desinteresse e abandono da cultura de prestigiar o clube. Buscamos resgatar essa cultura, oportunizar a escolha em realizar eventos aqui. Hoje graças a Deus, a agenda para eventos locais é disputada. Comemoramos essa conquista nesse terceiro ano de gestão.

 

Assinatura do contrato do elevador. Acervo S.R.G.

 

Aos poucos, nossa comunidade está voltando a participar com comportamento e padrão do seu jeito dentro do clube tradicional da cidade. Voltamos a sediar eventos beneficentes e comunitários. Dentre outros eventos, ficamos muito felizes quando comemoramos o Centenário da Paróquia São Pedro aqui. Este é um exemplo de evento que voltou para a Recreio.
Crescemos quantitativamente e nos preocupamos com a qualidade de arrecadação, por que uma das nossas metas era também investir na instalação do elevador e projetar benfeitorias. Manter este patrimônio tem um custo muito alto. Mesmo assim, alcançamos um faturamento recorde que nos deu condições de viabilizar o projeto do elevador. No início de 2019, já havíamos apalavrado com uma empresa e agora, nesse mês, oficializamos o contrato de compra do elevador e da plataforma.

 

Reunião do Conselho Deliberativo. Acervo S.R.G.

 

Preciso mencionar a importância da nossa diretoria: Rodrigo Vogt e Mário Vidor, tesoureiros por quem eu tenho profunda admiração. O trabalho sério deles é fantástico e conseguimos manter as contas equilibradas.  O Bruno Coletto tem papel fundamental na parte jurídica do clube. Nosso advogado para conciliações e para formulação dos contratos de locação esporádicas e fixas. A Gabi Michaelsen, bisneta do fundador da Recreio e conselheira há anos, tem um grande papel.  Com experiência na diretoria do Grêmio Náutico União, trouxe ideias novas e ricas que muito contribuíram na reformulação do estatuto. Grande empreendedora fomentou muitos eventos que realizamos aqui. A Lilian Koppe, eficiente, criativa e comunicativa é um elo junto ao governo municipal. Então, todos os que trabalham aqui, têm além da atividade profissional, uma relação afetiva com a instituição, possuem DNA na história de Gramado. Além das aptidões profissionais, é indispensável o vínculo emotivo com o clube. O Cris Berti desenvolveu modelo de gestão, um manual de utilização do clube para os eventos, regimento interno, normas e informações indispensáveis. O Jorginho Barbacovi que praticamente nasceu dentro do clube, participa do Retranca e resgatou uma geração de pessoas. Viveu o clube antigo, a transformação e está conosco na renovação.  A Eliana, que dispensa apresentação, com competência e carisma há anos, gerencia, negocia e continua sendo o braço direito, em todas as gestões. A Bárbara ainda administra a comunicação nas redes sociais. O Luis, a Eliane, a Tati e o Joel, são fundamentais, para que a engrenagem seja acionada todos os dias e durante muitas noites.  Além de todas as pessoas do Conselho Deliberativo, atuantes e dispostos a questionar sempre em busca do melhor para o clube. Difícil encontrar pessoas que desempenham tão bem o seu trabalho e com tanto zelo pela Recreio.
A determinação, independente do cargo, faz com que nós todos, unidos, possamos ir adiante, oxigenando o clube e com vontade de que ele prospere por pelo menos, mais um século avançando com muitas novidades que proporcionem entretenimento e cultura para a nossa comunidade.

 

Ike Koetz

Presidência Recreio Gramadense

Gestão 2017 a 2020