RELEMBRANDO

AMIZADE, TRABALHO E DIVERSÃO

Glacenir Sorgetz Benetti conta que “o Pedro Henrique nasceu na Recreio, literalmente. Seus pais, Eugênio e Rosa Maria Benetti eram ecônomos e a vida dele começou aqui dentro. No dia em que os meus pais casaram, em fevereiro de 1946, ele estava presente. Bebezinho, participou da festa no colo da mãe dele Dona Rosita, na Sociedade”. Ele foi presidente de 1985 a 1987.

Pedro Henrique e Glacenir Benetti. Acervo S.R.G.

 

“Cresci nos encontros da Recreio.  As minhas tias Gisela, Guerda e o meu pai Ewaldo Sorgetz, jogavam Bolão. Todas as semanas divertiam-se e levavam a sério as competições. Muitas vezes eu acompanhava. Adorava vê-las se arrumando para irem aos bailes e sonhava com o dia em que eu pudesse ir também”.

Pedroca e Glace viveram a infância e adolescência no clube. “Não havia outros programas exceto as reuniões dançantes na Recreio. Nas tardes de domingo, o matine no Cine Splendid terminava pelas seis horas. Eu e toda a minha turma saíamos do cinema, direto para o clube. Foi uma época maravilhosa. Aprendemos a dançar “twist” com amigos, aqui. No carnaval desfilhei com as “Melindrosas”, e participei do “Apito do Samba”.

 

Liana, Lora, Vanderlei, Glace, Eunice e Marília. Arquivo Particular Hugo Daros


Sobre o Vocal Sayonara, conjunto musical formado por amigas, conta que tocavam às sextas feiras nos jantares do Rotary, aqui na Recreio. “Cantávamos três ou quatro músicas para um público seleto, amantes da cultura e arte. Éramos aplaudidas em pé, por pessoas importantes da sociedade... Para nós, meninas na época, era incrível!”

  

Liana, Glace, Marília, Iracy e Silvia. Despedida do Curso Normal Vocal Sayonara, 1965. Arquivo Particular Hugo Daros

 

Quarteto Sayonara: , Glace, Liana, Iracy e Marília. Arquivo Particular Hugo Daros

 

A Recreio era o ponto de encontro. "Muitas pessoas se conheceram aqui. Lembro do senhor Gersy Accorsi, quando era preseidente. Ele gostava muito dos jovens e apoiava o que quiséssemos fazer, como o Baile dos Estudantes. Madrugávamos para colher as flores e decorar os bailes. Nesta época, surgiram novos líderes em Gramado”.

Ela conta que a sua festa de casamento foi em 1971 na Sociedade Recreio Gramadense, “inclusive, alguns amigos começaram a namorar neste dia e estão casados até hoje”, lembra.

 

Baile dos Estudantes, 1964Arquivo Particular Hugo Daros

 

Pedro Henrique e Susana Bertolucci, Enoir e Silvia Zorzanello, Glacenir e Pedro Henrique Benetti, 1986. Acervo S.R.G.

 

Baile de Debutantes, 1986. Acervo S.R.G.

Clesio Tisott, Rose Dutra, Gilberto e Suzana Michaelsen, Wienfried e Leda Volk, Pedro e Glacenir Benetti, Jorge e Mirtes Ribas, Luiz Emílio Bezzi, Eliana Waslawick, Jonis e Dulce Bordin. Jornal de Gramado, 1986. Acervo S.R.G.

 

Gentil e Mafalda Tisott, Tania Carvalho, José Fontella, imprensa Rádio Guaíba, Glace, Pedro Henrique, 1984. Acervo S.R.G.

 

Pedro Henrique foi também presidente social de 1983 a 1985. Juntos, organizaram Festas de Reveillon, Bailes de Debutantes, contrataram Francisco Petronius e orquestra para tocarem no Baile de Aniversário do Clube. No evento tradicionalista gaúcho Ronda Nativa, trouxeram Os Serranos. “Para organizarmos os Bailes de Debut, visitamos as famílias de mais de 30 meninas para convencer os pais. Nossas filhas também debutaram no clube, anos depois".

 

 

Lucio Petersen, Garibaldi Ferreira dos Santos, Pedro Henrique Bertolucci, Pedro Henrique Benetti, Jonis Bordin, Wienfried Volk, Evento Ronda Nativa. Acervo S.R.G.

Evento Ronda Nativa. Acervo S.R.G.

 

“Passamos dias e noites inventando, planejando, construindo enfeites e decorando o salão. Nossos filhos pequenos, vinham conosco”. Nesta época houve a contratação da Eliana. Lembra que os bailes começavam muito tarde às 23h então “resolvemos iniciar mais cedo, para maior adesão aos eventos. Vendíamos os convites para os jantares que começavam às 20h e o pessoal ficava para o baile. Isso movimentou muito o clube na época”. O 1º Gramado Fest, é um exemplo de evento que aconteceu neste formato.

 

90 Anos Recreio Gramadense. Foto Dinarci Borges

Foram anos envolvidos no ambiente da Recreio. Há registros de muito trabalho do saudoso arquiteto Pedro Henrique Benetti, dedicados ao nosso município. "O Pedroca se doou de corpo e alma para o clube. Era trabalhoso, mas fluía naturalmente. Os momentos de amizade, trabalho e diversão que vivi aqui jamais serão esquecidos”, relata.

 

 

 

 

APOIO: