RELEMBRANDO

AS MASCARADAS

Uma rica memória, no auge dos seus 93 anos, Lacy Bertolucci Bertoja, a segunda Rainha do clube, contou algumas boas lembranças que viveu na Sociedade Recreio Gramadense. “Desde que eu era muito pequena, lembro-me que minha mãe, Angelina Casagrande, participava de grupos de bolão. De costume, as crianças acompanhavam, para assistirem. Nestes encontros nossas mães também organizavam piqueniques, o que era muito gostoso”.  Há registros que os primeiros grupos de bolão femininos foram criados em 1925, com nomes de Primavera, Bellona, 2 de Outubro, 30 de Setembro e o Rainha da Serra.

 

Carnaval 1950.  Acervo Pessoal Sérgio Bertoja

 

“Meu pai também sempre jogou bolão na sociedade, no tradicional grupo Tuyuty.” Henrique Bertolucci Sobrinho dirigiu o clube de 1935 a 1936 e depois, novamente de 1942 a 1944. “Ele foi um homem muito atuante, por duas gestões presidiu a Sociedade. Apaixonado pelo bolão. Às sextas feiras, reunia-se com os amigos dele. Conquistou muitas medalhas e se orgulhava disso. Ele me fazia ir à Sociedade para jogar bolão e eu não gostava nada. Ele insistia por que eu tinha que aprender para não fazer a tal da banda (não acertar nenhum dos nove pinos)”.

 

Aqulino Libardi, Bruno Riegel,Henrique Berolucci Sobrinho, Cláudio Pasqual, Hugo Daros. Acervo Pessoal Sérgio Bertoja

 

1943, aniversário de 17 anos Lacy Bertolucci. Acervo Pessoal Sérgio Bertoja

 

Coroação 1943. Acervo Pessoal Sérgio Bertoja

 

Recorda-se que na infância, quando uma amiga estava de aniversário, as meninas reuniam-se na Recreio, com um bolo bem grande e os meninos levavam gasosa laranjinha do Balzaretti. “Encontrávamos em uma casa e juntos seguíamos para a Sociedade para dançar, nos divertir e festejar com todos os amigos. Era só até às dez horas da noite. Depois os pais vinham buscar e a gente não podia ficar nem mais um pouquinho”. Na adolescência, os encontros eram em matinê dançante. “A gente organizava sempre para poder se encontrar. Parecia uma revoada, quando badalava o sino às seis horas da tarde. O Drecksler tocava violino, o Gersi Accorsi cantava, um menino tocava acordeon e outro tocava pandeiro. Não cobravam nada, mas eu como era muito saliente pegava um chapéu e passava para aqueles que dançavam ou assistiam, contribuírem. Assim os músicos ficavam muito felizes e mais animados”. Naquele tempo existia Tiro de Guerra e os soldados reservistas participavam das festas. “As meninas enlouqueciam com os namoradinhos que vinham de fora, eram rapazes bons!", conta. Lembro-me dos meus pais se preparando para as festas de Reveillon e os bailes de Carnaval. Certa vez, fizeram perucas de algodão no bloco de carnaval,  as fantasias eram muito decentes, de manguinha, nada de decote".

 Carnaval 1958, Lacy e Francisco Bertoja. Acervo Pessoal Sérgio Bertoja

 

Na década de 60, Francisco Bertoja, foi presidente e ela conta que as pessoas que usavam máscaras, no carnaval, tinham que se apresentar para alguém da diretoria para mostrar o rosto e ter autorização para entrar. “Naquela noite eu e mais duas amigas entramos dançando direitinho, com nossas fantasias que mostravam nosso rosto. Depois desaparecemos e fomos para o quarto da tia Rosita, do economato, e trocamos as fantasias. Usamos vestido preto, luvas e meias calças pretas, capuz com umas máscaras pretas, mangas compridas, só com os olhinhos de fora.  Surgiram às mascaradas dançando sozinhas no salão e o pessoal da diretoria vinha perguntar: quem são vocês? Fugíamos, sem falar nada e dando risada... Convidávamos os outros maridos para dançarem e eles ficavam assustados. Sérios, falavam que estavam com suas esposas... Claro que a gente sabia quem poderia chamar para dançar... Fomos descobertas quando resolvi abordar o meu irmão, que nos desmascarou. Foi muito divertido...

 

Baile das Hortênsias, Lacy e Francisco Bertoja. Acervo Pessoal Sérgio Bertoja

 

Lacy Bertoja desfilando no Baile do Suéter 2006. Acervo S.R.G.

 


Foram muitos momentos,  desde o tempo em que a Recreio era apenas um barracão. Além das festas de Reveillon e do Carnaval, Vó Lacy falou com muito carinho sobre os Bailes da Pelúcia, Bailes da Primavera e os Bailes das Hortênsias. “A Sociedade cresceu muito. É um lugar muito distinto, muito bom para se frequentar. Uma beleza. Mas poderiam fazer mais bailes, reunir uma turminha boa de novo, por que ele é pertinho de tudo. É logo ali. Hoje, Gramado é muito grande e a gente não consegue mais conhecer todas as pessoas. Mas, há 40 anos, éramos praticamente uma família só. Não tinha rivalidade. Partido era partido e as pessoas se uniam aqui para melhorar a nossa cidade e para o bem de todos...”

 

 

  

APOIO: