RELEMBRANDO

BAILES COM GLAMOUR

Geny Almeida Vallim Candiago frequentou a Recreio somente depois de casada. Era assim naquele tempo. “Meu namoro com Querino Candiago começou em uma noite 31 de dezembro, em que a Recreio estava em reforma e na companhia de amigos gramadenses, ele foi para São Francisco, na Festa de Reveillon. Todos de terno de linho branco, sapato de verniz e gravata preta. Assim nos conhecemos. Ele sempre teve muito orgulho de ser de Gramado”, recorda.

João Francisco Bertoja, Sérgio e Fernando Bertoja, Querino Candiago, 1952. Acervo Pessoal: Geny Candiago e Sérgio Bertoja

 

Nas décadas de 50 e 60, após a conclusão da obra, os bailes eram tão frequentados que havia disputa de mesa, “comprávamos convites para o ano todo e garantíamos a nossa reserva sempre à esquerda do palco”.  Aconteceu assim nos Bailes dos Estudantes, nos Bailes de Reveillon, nos Bailes das Hortênsias e nos Bailes da Pelúcia. “A cada evento, os modelos de vestidos que as moças desfilavam pelo salão eram cada vez mais caprichados”, comenta.

 

Geny Almeida Vallin Candiago e Querino Ary Candiago, na Recreio. Acervo Pessoal Geny Candiago


O IV Baile das Hortênsias em que houve a coroação da rainha Wanderlei Peccin e princesas Silvia Willrich e Magda Neves, contou com a presença de personalidades importantes que prestigiaram o evento. O Governador de São Paulo, Ademar de Barros, a Miss Universo, Ieda Maria Vargas e o Governador do Rio Grande do Sul, Ildo Meneghetti. ”A entrada dos casais foi anunciada pelos nomes e de braços dados ocupávamos os nossos lugares. Querino e eu sentamos com nossos amigos, Bepe Perine, Prefeito de Gramado e a Primeira Dama Hermida", conta Dona Geny.

 

Ademar de Barros, Ildo Meneguetti, Almeri Peccin, José Francisco Perine, Francisco Dalle Molle e Querino Candiago


Sobre o envolvimento na decoração das festas, diz que “a união com mulheres tão dedicadas resultava em um lindo ambiente onde o convívio com amigos sempre foi muito agradável. Colhíamos as hortênsias antes do amanhecer. A entrada do clube era toda decorada com as flores, fizemos um lindo túnel e também enfeitamos ao redor do salão. As carreatas também eram decoradas com as flores", lembra.

 

Rainha das Piscinas RS 1963, Ieda Maria Vargas no túnel de hortênsias, na Recreio. Arquivo Público João Leopoldo Lied

 

Silvia Willrich, Renate Muller, Heloisa Jungblut, Wanderlei Peccin e Magda Neves.
Arquivo Público João Leopoldo Lied

 

 

Geny Candiago, Relembrando, Recreio Gramadense. Foto Juliana Koetz

 

Na Sociedade Recreio Gramadense foram realizados muitos eventos com requinte e glamour. “Os rapazes andavam tão bem arrumados, sabiam que era importante cumprimentar os pais, os avós; não só entrarem e beberem. Permaneciam elegantes de blazer e gravata durante toda a festa. Tenho a impressão de que havia mais respeito e educação entre as pessoas. Costumavam pedir licença aos pais para convidar as moças para dançar ... e sabiam dançar! Entrar no clube me emociona e passa um lindo filme pela minha cabeça. Sinto muitas saudades desse convívio saudável e comprometido”.

 

 

 

 

APOIO: