RELEMBRANDO

CASAL RECREIO

João e Aparecida dedicaram-se à Recreio por muitos anos. O ex-presidente João Benetti, dirigiu o clube de 2003 a 2015. Mas esta relação começou muito antes. “Eu trabalhava na Gráfica Stella e participava das turmas que armavam pinos em troca de pastel ou sanduíche. Lembro-me do Departamento Jovem da Recreio, na década de 80: Vonei Benetti, Viviane Tomazelli e Paulinho Volk que havia voltado da Bahia e trouxe o evento chamado Noite do Beijo. A ideia da festa era assim: a meia noite apagavam-se as luzes e beijávamos quando estávamos dançando”, conta João.

 

Carnaval Recreio Gramadense. Foto: arquivo pessoal

 

Carnaval Recreio Gramadense. Foto: arquivo pessoal

 

Aparecida Oaigen cresceu no clube. “Eu e meus irmãos sempre tivemos uma vida muito participativa com nossos pais na sociedade. A nossa história na Recreio é de um zelo muito grande. Todas as minhas irmãs debutaram e eu não quis ser diferente. Debutei no ano que meu pai foi presidente do clube e foi muito marcante”, lembra ela.

 

Com os filhos Lucas e João Pedro. Foto: arquivo pessoal

 

O casal começou a namorar aqui, no carnaval da Recreio, há 35 anos atrás. “Em uma noite de Gramado Fest, fui surpreendido, convidado para fazer parte da diretoria”, conta João. Aparecida reforça: “Como recusar esse convite, considerando toda a história de vida dos meus pais no clube? Por doze anos, eu e João vivemos a na presidência do clube. Os meninos eram pequenos e o mais novo vinha com travesseiro para cá. Colocávamos colchonetes, televisão, videogame. João quando era jovem foi discotecário, eu já fui vocalista de uma banda. Somos uma família muito ligada à música. Nosso filho mais velho, o Lucas Benetti, hoje é DJ. Ele cresceu convivendo conosco, nas festas, colocando som nos eventos. Hoje toca em inúmeros lugares e a base foi aqui dentro”, diz ela.

 

João e Lucas Benetti com o sr. Pedrinho, tradicional garçom nos eventos na Recreio. Foto: arquivo pessoal

 

A festa mais especial comemoração foi na noite dos 90 anos, inesquecível. “Trancamos as ruas de Gramado e estendemos um tapete vermelho para os convidados no trajeto. Lançamos o livro Eterna Recreio, com a Tia Iraci, Gilberto e Romeo Riegel. Na inauguraçao do Salão Verde, homenageamos o senhor Antoninho Barbacovi. Esta obra foi uma importante iniciativa na nossa gestão. Com o projeto da arquiteta Tati Ferreira, desenvolvemos um ambiente aconchegante para o sócio aproveitar o espaço para eventos de pequeno porte. O lustre, as cortinas, acústica do telhado e aquisição de cadeiras de ferro, com muito esforço, conseguimos comprar”, diz João.

 Aniversário de 90 anos da Recreio. Foto: S.R.G

 

Com sr. Eddi Oaigen, representado os ex-presidentes no aniversário de 100 anos da Recreio. Foto: arquivo pessoal

 

Organizaram algumas edições do Gramado Fest. “Evento de destaque, que reunia as famílias tradicionais da cidade. Realizamos também o último baile do suéter”. Além de festas para receber a comunidade, houve o trabalho de campo realizado em sua gestão. “Fui a Porto Alegre com a Eliana, muitas vezes, visitar empresas que organizavam eventos, levando nosso material e caixinhas de chocolate. De porta em porta... Eu e a Eliana íamos nas casas dos conselheiros levar a convocação e os eventos também divulgávamos assim”, recorda-se o ex-presidente e conclui:

“Até hoje me chamam o João da Recreio. Temos boas lembranças, muitos amigos conquistados aqui dentro. É o coração da gente. Tenho grande satisfação em contribuir na trajetória durante 15 anos do clube. Deixar um legado da nossa colaboração a nível de família. Sempre estivemos juntos e com amigos que trabalharam com amor. Vida longa a Recreio!”

 

  Sessão solene da Câmara na Recreio, comemoração 100 anos. Foto: arquivo pessoal

  

 

 

  

APOIO: