RELEMBRANDO

CHÁ DA SOLIDARIEDADE

Dona Wanda Werlang rotariana há 64 anos, agrega o espirito do Rotary voltado a ajudar as pessoas. “O Rotary de Gramado foi fundado aqui pelo Rotary de Taquara e sempre foi muito atuante e participativo. É importante divulgarmos o trabalho de uma ONG que só faz o bem em mais de 200 países do mundo. Isso mobiliza as pessoas, incentiva e mostra que se pode sempre fazer mais pelo próximo. Um milhão e trezentas mil pessoas se mobilizam a ajudar e atrair mais pessoas dispostas. Um gesto de amor não custa nada, doar seu tempo sua energia, pode fazer diferença a quem precisa”, completa.

 

Wanda Werlang e Ike Koetz, Relembrando na Recreio. Crédito: S.R.G.

 

Recreio Gramadense - Chá da Solidariedade 2017. Foto: Cibele Selbach

  

Além de projetos como Corpo de Bombeiros e a Capela Mortuária, inúmeras ações rotarianas ajudaram a desenvolver Gramado. “Influenciada pelas visitas que fazíamos aos clubes nas cidades do interior, tive a ideia de fazer o chá para integrar mais as pessoas aos projetos sociais. Minha grande amiga Irma Peccin ajudou-me a iniciar esta jornada. Sócia honorária do nosso clube ela sempre foi muito atuante. Apresentou-me para as senhoras da sociedade. Juntas, visitamos cada uma delas. Com muita educação, ligávamos para as pessoas, perguntávamos se podíamos ir até a casa delas e sempre fomos recebidas com um chá gostoso e com muito carinho. Na ocasião a gente falava sobre o tipo de ação que gostaríamos de fazer. Explicamos que seria um chá e cada uma enfeitaria sua mesa, traria os comes, sua louça e ficaria responsável por vender dez convites. O Rotary oferece o chá e serviço do evento. A renda, revertida para a Liga de Combate ao Câncer”, conta.

 

Recreio Gramadense - Chá da Solidariedade 2017. Foto: Cibele Selbach

 

Recreio Gramadense - Chá da Solidariedade 2018. Foto: Cibele Selbach

 

A primeira edição aconteceu em 2010. “Conseguimos que vinte e cinco senhoras participassem e foi um sucesso, garantindo a segunda edição! O engajamento foi mais fácil, pois cada patronesse nomeou uma amiga próxima para organizar o ano seguinte. Realizamos nove edições, todas com bastante sucesso. Ao longo do tempo surgiram muitas ideias bacanas que incrementaram o evento com atrações como desfiles de moda e conquista de patrocínios. Depoimentos de mulheres que tiveram câncer e venceram, oportunizaram para que muitas guerreiras mostrassem toda a sua força em mais uma tentativa de motivar a comunidade a se mobilizar para ajudar. Há pessoas extremamente carentes. Quem tem câncer precisa de muito amor e apoio, principalmente da família, o que nem sempre acontece e é fundamental para que se recuperem. A Liga se preocupa com isso, se dedica, com psicólogos, medicamentos, estadias, transporte. Eu sempre acompanhei a Irma nas reuniões da Liga e sou testemunha do excelente trabalho que fazem".

 

Recreio Gramadense - Chá da Solidariedade 2019. Foto: Cibele Selbach

  

"Nesta caminhada nos despedimos de algumas companheiras, em especial minha grande amiga Irma Peccin, que se envolvia em tudo. Algumas participam desde o primeiro evento como Iracema Pazetto, Liria Bertoluci, Miriam Birck e Neusa Silveira. Outras tantas mulheres maravilhosas e gabaritadas, contribuíram e ajudam até hoje a essa ideia se perpetuar. Felizmente a Eliana que é minha afilhada em Rotary, assumiu grande parte junto com outras meninas dispostas a manter e melhorar o brilho deste evento”, evidencia.

 

Wanda Werlang e Ima Peccin, Chá da Solidariedade 2011. Foto: Cibele Selbach

 

Patronesses e Convidadas, Chá da Solidariedade 2019. Foto: Cibele Selbach

 

Segundo a Dona Wanda, as patronesses recebem uma mesa com uma toalha branca, coberta até o chão. “Sugerimos que providenciem um trilho ou sobre toalha bonita, arranjo com flores, louças, talheres, bule e os quitutes para oferecer as convidadas. Normalmente a patronesse oferece um brinde. Atualmente são trinta e cinco mesas com onze lugares. A Liga sempre fez um trabalho muito efetivo e comovente aqui em Gramado. A sociedade sempre cooperou com a nobre causa da Liga Feminina de Combate ao Câncer. A ela devemos o sucesso do chá, que além de ajudar a entidade, promove o encontro de amigas em prol do benefício social. É uma tarde de muita alegria, com muita conversa boa e moda. É um trabalho voluntário muito agradável”, diz.

 

Rotarianos, Chá da Solidariedade, 2019. Foto: Cibele Selbach

 

Arrecadação atual conta com doações de empresas de Gramado que se solidarizam. O chá sempre foi realizado em uma quinta feira no mês de agosto, adaptado ao calendário do clube, que na maioria das vezes cedeu o espaço. “Tem muita gente boa nesse mundo! O clube conta com uma equipe muito entusiasmada e isso é muito confortante para nos motivar a continuar. Quando eu imaginei o chá evidenciando o Rotary na comunidade com o propósito de ajudar pessoas, senti que desde o primeiro evento temos conseguido com muito prazer e amizade, conquistar esse objetivo”, conclui.

Tentando amenizar um pouco a saudade deste encontro organizado com tanta delicadeza e afeto, seguiremos com depoimentos e imagens durante as próximas semanas.

 

Chá da Solidariedade Rotary Club, Recreio Gramadense. Foto: Cibele Selbach

  

Chá da Solidariedade Rotary Club, Recreio Gramadense. Foto: Cibele Selbach

 

Chá da Solidariedade Rotary Club de Gramado. Foto: Cibele Selbach

 

Chá da Solidariedade Rotary Club, Recreio Gramadense. Foto: Cibele Selbach

 

Chá da Solidariedade Rotary Club, Recreio Gramadense. Foto: Cibele Selbach

 

Chá da Solidariedade Rotary Club, Recreio Gramadense. Foto: Cibele Selbach


 

  

APOIO: