RELEMBRANDO

CLUBE NOVO, VIDA NOVA!

Jorge Barbacovi, Conselheiro, tem muitas lembranças com sua família na Recreio. Desde bem pequeno, sempre esteve envolvido com o clube. As imagens ilustram o momento da realização de um sonho: a festa de casamento, no final do mês de Outubro, há dezenove anos atrás!

 

Festa de Casamento Jorge e Márcia na Recreio Gramadense. Foto: Arquivo Pessoal

 

“Meus pais faziam parte do bolão de casais e eu os acompanhava, montava os pinos e ganhava um dinheirinho em troca. Mas há uma história que aconteceu comigo e imagino que com outras crianças, da minha época. Eu sou o mais novo de casa e quando pequeno, não participava dos eventos à noite. Meu pai e meus irmãos estacionavam o carro bem na frente do clube, ainda de dia, bem cedo, para reservar um bom lugar. À noite, quando vinham participar do evento no clube, guardavam o Jorginho dentro do carro e às vezes, davam uma espiadinha para saber como eu estava... Então desde sempre, a Sociedade fez parte da minha vida, mesmo do lado de fora!”, conta.

 

 

Festa de Casamento Jorge e Márcia na Recreio Gramadense. Foto: Arquivo Pessoal

 

Do tempo da Recreio antiga, lembra-se das canchas de bocha e de bolão e também das churrasqueiras: “Fazíamos bastante churrasco, na lateral das canchas além das festas na boate do clube. O mesmo pessoal que frequentava a Boate do Tênis no sábado a noite, vinha para a Recreio, nas sextas. Assisti aos Engenheiros do Hawaii em ambiente bacana, com bastante Gramadense. Os sócios pagavam preço especial. Depois mudou muito o perfil do público”.

 

Stefania Gobbi, Hellen Michaelsen, Carla Benetti, Cíntia Libardi, Márcia Maldaner, Diana Correa, Karen Dinnebier, Fabricia Bergamo, Ana Paula Benetti. Foto: Arquivo Pessoal

 

Em 1999, convidado pelo então presidente Alemir Coletto, participou da Diretoria e acompanhou todo o período da reforma. “As reuniões aconteciam na garagem da antiga delegacia e no inverno era cruel. Parecia um freezer com muita umidade e frio! Só no final de 1999, voltamos para a sede, quando entregamos o projeto Recreio 2000. Passamos por inúmeros obstáculos, com determinação de realizar um sonho, uma nova Recreio. Com orçamento apertado, várias vezes, confeccionamos os enfeites, decorações, colhendo matéria prima na natureza, com chuva, no mato, para fazer alguns eventos acontecerem. Todo esforço e dedicação valeram muito a pena, pois conseguimos juntos passar por dificuldades para chegarmos na realidade que vivemos hoje.  A Recreio é uma referência no Rio Grande do Sul e no Brasil e exigiu muita coragem para fazê-la chegar até aqui”, lembra.

 

Festa de Casamento Jorge e Marcia, na Recreio. Foto: Arquivo Pessoal

 

Com amigos fundou o bloco Sópránóis, em 1998. “Sempre viemos aos Carnavais, pelo ambiente, segurança. Os melhores bailes sempre foram na Recreio. Lembro-me de uma noite de Carnaval, no fim da obra e ainda não estava tudo 100% como deveria estar. Por volta da meia noite terminou a luz! Black out total! Geralmente depois do desfile dos blocos é que começa o Carnaval e foi uma pena por que aquela noite não durou muito. A luz realmente não voltou... O interessante  é que mesmo assim, no escuro, os blocos continuaram tocando! Não houve confusão nenhuma e os foliões entenderam que era um novo momento na Recreio. Eu não esqueço, deste momento tenso e que passei aqui”, diz.

 

Jorginho Barbacovi, Relembrando na Recreio, 2019. Foto: S.R.G

 

Jorge Barbacovi e Márcia Maldaner começaram uma vida nova na Recreio. Organizaram uma linda festa de casamento e receberam com muito carinho amigos e familiares. “Eu e minha esposa Márcia estávamos muito ansiosos para que o clube ficasse pronto e realizássemos nosso casamento aqui na Recreio. Queria muito que a Sociedade Recreio Gramadense fosse o cenário para a realização deste sonho. Sou grato por todos os momentos incríveis que passei aqui! Creio que nosso casamento foi o primeiro depois da reforma. Lembro dos convidados que vieram de fora comentando sobre a estrutura maravilhosa da nova Recreio. Ao invés de me parabenizarem pelo meu casamento, ou pela festa, os olhares eram para o lindo ambiente do novo clube”.

 

 

  

APOIO: