RELEMBRANDO

EM CASA

Alexandre Masotti e a Recreio têm uma longa história juntos.  “Contarei um pouco sobre o que esta casa representou em minha vida como cidadão gramadense. A primeira lembrança no clube é de uma inesquecível festa de final de ano quando estudava na terceira ou quarta série do Colégio Santos Dumont”, conta. Este foi um evento de confraternização na Recreio entre amigos no período escolar que marcou estudantes de Gramado na mesma faixa etária. Alexandre é um dos nossos Conselheiros engajado nas questões do clube, há bastante tempo. “Quando os meus pais vieram na festa em comemoração aos 50 anos da Recreio, fiquei muito impressionado: - Como um lugar pode fazer 50 anos? Pensava, eu. Por mais de três décadas minha mãe guardou o arranjo de mesa com flores, vela e o numero 50 em arame todo dourado como recordação, enfeitando a sala de casa.”

 

Alexandre Masotti, "Relembrando" na Recreio Gramadense. Foto: Rafael Debacco

 

“Meu tio, Fernando Caberlon, na década de 60 foi ecônomo da sociedade e como somos da mesma família, eu estava sempre por aqui. Aos finais de semana vinha aos jogos de bolão armar pinos e ganhar dinheiro. Foi um tempo de grandes disputas e eu torcia pelo time Combate. Outro bom motivo para vir a Recreio eram os maravilhosos pastéis feitos por minha tia Tere. Uma oportunidade perfeita: tomar refrigerante, comer pastéis, ganhar dinheiro e ainda encontrar os amigos”, recorda-se com carinho. “Lembro-me dos carteados, no andar de cima. Às vezes a gente arranjava alguma coisa para levar para o pessoal que ficava jogando carta diuturnamente, só para espiar. A cerração de fumaça e odor insuportável lá em cima, não tem como esquecer”, comenta.

 

Carnaval na Recreio, sempre uma lembrança especial. Foto: Arquivo Pessoal Alexandre Masotti

 

“Havia uma televisão no clube, onde meus tios moravam. Tradicionalmente, aos domingos à tarde assistíamos juntos ao programa Jovem Guarda, com Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa e participações especiais de muitos artistas”, conta. Como os Beatles representaram uma virada no mercado jovem na Inglaterra e no mundo, os músicos da Jovem Guarda foram o estopim para a formação da identidade jovem no Brasil. Fizeram a virada de consumo e comportamento influenciados pelo rock e pop dos EUA, Inglaterra e Itália entre 1960 e 1968, repercutindo no Brasil inteiro. “Houve um famoso show do Agnaldo Rayol. Fazia muito sucesso e uma noite ele se apresentou aqui na Recreio. Eu pude assistir por que a gente ficava na copa ajudando o meu tio. É uma lembrança bacana que tenho até hoje...muitos vieram prestigiar o artista que veio do Rio de Janeiro, para se apresentar em Gramado... as gurias eufóricas, mulheres histéricas! Foi uma época bem legal quando a nossa família Benetti e Caberlon reunia-se no clube. Os primos brincavam juntos praticamente todos os finais de semana aqui na Recreio. Era como se estivéssemos em casa”.

 

Carteirinha de Sócio da Recreio Gramadense. Arquivo Pessoal

 

No início dos anos 70, na parte superior da Recreio, amigos abriram uma danceteria chamada Casa Nossa, local para encontro de adolescentes nos domingos à tarde. “Nos sábados à noite era freqüentado por um pessoal um pouco mais velho do que eu, havia barzinho e música. O clube abriu as portas para o público jovem ter uma participação mais efetiva. A entrada era ao lado do prédio”, diz.

 

Convite para posse do Conselho Deliberativo, 2001. Arquivo Pessoal

 

 

Sobre a participação na Diretoria, Alexandre viveu outro momento quando iniciou no Conselho Deliberativo em 2001. “Mais tarde eu passei para o Conselho Fiscal e pude acompanhar um processo de mudança importante. Profissionalizamos a administração com controle de contas e a entidade passou a se posicionar como uma empresa”. Contribuição à visão de uma Diretoria que determinou as medidas necessárias para manter esta instituição centenária. “A ousadia e dedicação de todo o time que trabalhou pelo projeto Recreio 2000 transformaram a Recreio no clube do porte que temos hoje. A grande guinada foi reformular toda a política, a parte estrutural e física”, diz. Hoje a Recreio é um clube de referência para muitas cidades, com uma estrutura adequada, conforto e condições de segurança, adaptando-se aos novos tempos. Aqui na Recreio, Alexandre continua em casa!

 

 

 

 

  

   APOIO: