DESTAQUE

O MAîTRE LEANDRO BIENERT

O Maître Leandro Bienert é casado e pai de dois filhos, que são a sua maior alegria. "Amo o que faço e é por eles que trabalho tanto", reflete. Fez o primeiro evento na Recreio em 1998. Colaborador da Irius Gastronomia e Megafesta, ele conta que o trabalho começa pelo menos três dias antes do início do evento. E são vários eventos durante a semana em cidades diferentes. Cada um deles envolve muitas etapas que exigem experiência e total atenção.

 

Leandro Biernet e Luis Henrique Koetz

 

A programação inicia com a logística de material e mão de obra. A escolha e treinamento da equipe ficam a critério do Leandro. “O Maître é responsável pela seleção de todas as peças que serão usadas no evento: louça, sousplat, talheres, toalhas, panelas, réchauds, copos, queimadores, guardanapos, bandejas de prata, champanheiras. Confere caixa por caixa, item por item”. A montagem do salão e a designação de serviço para cada garçom, também são atribuídas ao do Maître. “A comunicação com a cozinha deve ser constante, pois existem imprevistos que podem atrasar o cerimonial”, comenta.

Segundo ele, atualmente, o tipo de jantar mais servido é “Empratado”. Salienta que, “para manter a qualidade dos pratos, a cozinha precisa estar em sintonia com o que acontece no salão. Detalhes importantes ficam nos bastidores e poucas pessoas sabem. Muitas coisas acontecem no staff e passam imperceptíveis”.

 

Jantar à Francesa. Imagem Facebook Irius Gastronomia

 

O serviço à moda franco-americana é um estilo bastante utilizado para recepções com muitos convidados. Canapés volantes, entrada empratada e ilhas com pratos quentes, localizadas em lugares estratégicos. Mas “a tendência atual são as Petit Porções, serviço mais descontraído e flui muito bem em todos os tipos de festas”, afirma. São pratos servidos em pequena quantidade em “petit” louças, ramequins, mini molheiras, mini caçarolas, cumbucas, taças, mini bowls. “é o serviço que exige o maior número de louças por pessoa”, admite.

 

Coquetel. Imagem Facebook Irius Gastronomia

 

Na visão do Maître, “a Recreio oferece a estrutura completa para realizar com muita eficiência todos os tipos de serviço. A cozinha é excelente, equipada e completa”. Ele diz que conhece o clube de olhos fechados, “tenho o mapa do clube na cabeça e isso favorece o trabalho de montagem e agilidade no salão”

Aos que almejam seguir a carreira de Maître, recomenda que tenham a consciência de que precisarão trabalhar noites inteiras, com destreza e atenção a todos os detalhes. “Não há finais de semana disponíveis e você trabalha enquanto as pessoas se divertem. Exige postura, experiência e dedicação. O Maître é sempre o primeiro a chegar e o último a sair.” Afirma que já trabalhou com equipe acima de 250 garçons e para trabalhar com ele precisa ter ótima aparência, uniforme sempre alinhado, ser pontual, educado e discreto.

Contatos:

https://www.facebook.com/leandro.bienert

Instagram: leandro_bienert