RELEMBRANDO

RECREIO 2000: O LEGADO

Nosso Presidente do Conselho Deliberativo, o Engenheiro Alemir Coletto relembra o corajoso projeto RECREIO 2000, liderado por ele, conservando a tradição e a história do clube para a nossa comunidade: “A memória é um pouco ingrata, mas quando vivemos com o coração em busca de um objetivo maior, é impossível esquecer. E, neste caso, o objetivo foi para a sociedade de Gramado em respeito à história que transcende um século. Ponto de encontro e referência a todos os importantes acontecimentos de Gramado. Acredito sinceramente que a função do clube é ser um elemento agregador da comunidade, ambiente de convívio, amplo, geral e irrestrito que oferece integração”

 

Alemir Coletto, Relembrando na Recreio Gramadense. Foto: Lucas Dias

 

Sabe-se que nos anos de 1980, o clube não se viabilizava mais e a estrutura da sede em excelente localização, não acompanhava a evolução do cenário de eventos em Gramado. “A Recreio tinha uma situação de total insolvência, por se tratar de um clube muito antigo. Os estatutos preveem a situação de remido que enquadrava a maioria dos sócios e na época, inexistia outra fonte de receita. As estruturas eram todas de madeira com 40 anos de existência, cupins, telhas podres com goteiras e riscos à população. Pensar em como seria o futuro da Recreio era urgente, pois ela não se sustentava, não pagava manutenção. Na época como diretor social, idealizei o primeiro projeto chamado UMA NOVA RECREIO, em que o clube teria uma sustentação financeira, proveniente da locação de espaços comerciais no térreo”, conta.

 

Recreio Gramadense, 1987. Foto: Bonfanti 

 

Alguns anos depois, Coletto aceitou o convite para suceder o amigo Paulo Volk que liderou o clube de 1989 a 1993. “Foi muito emocionante, pois naquele momento eu vi que o Paulinho tinha compreendido e identificado a ideia que poderia salvar a Recreio e a conduzir ao futuro”.

 

Aniversário Recreio Gramadense, 1989. Foto: Arquivo S.R.G 

 

Uma comissão de gramadenses engajados formou-se e o desenvolvimento do projeto iniciou a partir de 1995. “Com a colaboração do Ricardo Peccin, idealizamos a obra e projeto RECREIO 2000. Para mantermos as atividades de congraçamento da sociedade gramadense através dos eventos durante o longo período de obras, realizávamos nos hotéis Serra Azul e Serrano eventos black tie, Baile de Debutantes, Carnaval, Miss Rio Grande do Sul, todos com renda revertida para aplicar na obra”, completa.

 

Obra Recreio Gramadense, 1996. Foto: Arquivo S.R.G.

 

Obra Recreio Gramadense, 1997. Foto: Arquivo S.R.G.

 

Época de pujança econômica em Gramado e para alavancar investimentos, muitas campanhas foram realizadas: “Lançamento de títulos patrimoniais, campanhas de material de construção e captação da mão de obra. Buscávamos doações de caminhão de concreto, de brita, areia, tijolos. Campanha de fios elétricos, campanha de madeira, tudo com muito sacrifício. Alugamos o tapume na esquina da Garibaldi e Madre Veronica, como espaço publicitário divulgando logomarca de empresas que apoiaram a Recreio em troca de uma contribuição mensal. Das que tinham o maior poder econômico na época, 100%, se fizeram presentes: Famastil, Imobiliária Gramadense, Ortopé, Serra Azul, Serrano e Sierra Móveis. O apoio da comunidade aumentou e muitos empresários foram fundamentais como Móveis Masotti, empresas da construção civil, entre outras de iniciativa privada. Mesmo com todo o apoio, ainda faltavam recursos e a cada dia um passo e um degrau acrescia. Criamos uma rifa, com 100 números para sortear um automóvel BMW. Vivemos anos muito duros e não teria conseguido concretizar se não fossem as dezenas de apoios, patrocínios, doações, incentivos, a participação efetiva de muitos e a colaboração incansável de todos que lutaram. A todos que tiveram esse despojamento colaborativo eu agradeço pelo que fomos e ao que somos hoje. Tínhamos uma obstinação: Recreio ano 2000: Um Novo Clube para o Associado”.

 Obra Recreio Gramadense, 1998. Foto: Arquivo S.R.G.

 

Outro aspecto importante proposto no projeto era viabilizar o clube financeiramente, pensando no futuro. “Caixa Federal, Bingo e Irius Gastronomia formavam a principal receita do clube na fase inicial. Esta receita prossegue até hoje, com as suas devidas alterações de locatários, responsáveis pela conservação e manutenção dos espaços privativos e suas fachadas proporcionais. Assim a parte térrea estruturada, possibilitou a fonte de renda para o futuro, junto com o economato e locação de salão. Estes três ambientes de negócio passaram a se tornar 99% da receita do clube". 

 

Obra Recreio Gramadense, 1998. Foto: Arquivo S.R.G.


Quatro anos com muito trabalho de 1995 a 1999 e grandes desafios. "Durante este período organizamos o carnaval na Rua Coberta, que também estava em construção. Buscamos recursos, fizemos camarotes em meio a tapumes, desfile de fantasias e colocamos mais de cinco mil foliões na Rua Coberta. Foi uma efeméride! A partir daí ficou consagrado o primeiro Gramado Fantasia”, lembra.

 

Coletto com os filhos Bruno e Lucas, Paulo Volk em homenagem na Recreio Gramadense, 1999. Foto: Arquivo S.R.G.

 

A conclusão da obra no final de 1999 foi comemorada com um evento marcante. “Casa cheia e um encantamento generalizado. A Recreio tornou-se um salão para eventos e festas de qualidade para Gramado. Passados 20 anos que reinauguramos, vejo o clube maduro, capacitado, integrado, com ações que a cada momento melhoram a infraestrutura e proporcionam mais oportunidades à comunidade de Gramado. Outra bandeira que eu defendia na época e passo a relembrar hoje, é que a Recreio poderá oportunizar possivelmente alguma atividade esportiva identificada no momento certo. O maior legado que eu possa ter deixado para o clube foi a concretização do projeto Recreio 2000, onde estruturamos um plano de gestão, um plano financeiro que permitiu ao nosso clube, prosseguir. Além das atividades sociais, penso em alçar voos maiores, um espaço externo que pudesse ser a segunda etapa do projeto Recreio 2000. Poderemos ser mais amplos, mais diversificados e novos desafios ainda virão pela frente! A Recreio é um dos clubes mais antigos do Rio Grande do Sul, e alcançamos devido ao trabalho de muitos, o espaço e a deferência que temos nesse momento”.

 

 

 

  

APOIO: