ATUALIZANDO

RECREIO PARA TODOS

Conforme dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 10% da população do mundo possui algum tipo de deficiência. No Brasil, são 45,6 milhões de pessoas, o que equivale a 23,91% da população brasileira, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

É comum ligarmos a palavra acessibilidade apenas aos deficientes físicos, especificamente cadeirantes. Quando falamos em um clube que completará 105 anos, podemos analisar que nossa preocupação com acessibilidade é muito mais ampla.

 

 

Com a evolução da medicina e tecnologia, a expectativa de vida está aumentando e garantindo o envelhecimento saudável da população. A OMS prevê que o número de idosos triplicará no Brasil e isso nos faz refletir sobre a importância da qualidade de vida para todos.

Idosos, gestantes, operados e outros grupos com mobilidade reduzida, merecem nossa atenção. É direito de todas as pessoas se locomoverem com segurança, independência e sem constrangimento. Precisamos estar preparados para receber a todos.

 

 

No Brasil, estamos em desenvolvimento quando o assunto é a promoção de acessibilidade e atendimento prioritário, imediato e diferenciado às pessoas com necessidades especiais. Garantir a consciência da população em geral ainda é um desafio cultural para melhorar a convivência no futuro. Infelizmente testemunhamos cidadãos estacionando em vagas especiais, sem necessidade. Comportamento que evidencia a ausência do respeito ao próximo.

 

 

 

Pensando em garantir maior autonomia e segurança, planejamos uma obra para instalação do elevador e uma plataforma de acessibilidade, em todos os andares. Temos total consciência que a falta deles é um grave limitador para que pessoas com dificuldade de locomoção e acima dos 60 ou 70 anos, prestigiem os eventos que realizamos aqui. Este é o início do projeto de adequação do nosso clube social de Gramado, para facilitar o acesso a todas as pessoas.

 

 

O cronograma da obra está previsto para iniciar no dia 06 de janeiro e deverá ser concluído próximo ao aniversário da Recreio, em abril. Contamos com a compreensão de todos durante este período.

Desejamos que este ano seja repleto de saúde e alegria para todas as nossas famílias!

Feliz 2020!!

Ike Koetz

Presidência Recreio Gramadense

Gestão 2018 a 2020