RELEMBRANDO

REENCONTROS

Gilnei Casagrande, Mestre em História com ênfase na Contemporânea e Moderna, analisa o projeto Relembrando, da Sociedade Recreio Gramadense. Confira a reflexão, no texto a seguir, sobre o nosso "símbolo centenário no miolo da cidade”.

Gilnei Casagrande, imagem Facebook

Um Século, na medida em que diz muito, também pode representar alguns silêncios e estes devem ser interpretados. Este é o desejo implícito do projeto, Relembrar ao longo das décadas, falas, vezes omissas propositadamente, às vezes não ditas por mero conforto, às vezes não percebidas frente a outros movimentos. Este projeto nada mais é do que encontrar novamente os sujeitos sociais que um dia, por algum motivo assediaram o clube. Obter destes informações que reconduzam ou na melhor das hipóteses, reconstruam um período da comunidade. Prefiro usar a expressão comunidade à sociedade, porque comunidade possui um leque de interpretação muito mais abrangente do que sociedade.

Os Clubes, nascidos no seio das comunidades são instrumentos ideológicos, com berço no Positivismo onde era possível identificar os de dentro e sob a forma lúdica onde os festejos e congraçamentos expressavam a sintonia, fosse do Poder Político, do Poder Religioso ou Artístico. ... A geopolítica Positivista sempre se destacou por agregar o Templo Religioso dominante, o sistema de Segurança, o aglomerado financeiro e o centro de Diversão, os Clubes. 

Ao longo da história, os Clubes foram excelentes instrumentos de vigilância coletiva; as famílias, ao permitirem a diversão de seus filhos, só faziam isso porque depositavam a confiança em que estava à frente da Presidência normalmente cidadãos de reputação inquestionável. Ao seu turno o jovem, fruto da comunidade, unia-se a outro jovem, também fruto de sua comunidade e estes a outros até que a linguagem entre uns e outros transformou paulatinamente os modos de comportamento não só dentro do clube como nas escolas entre outros lugares. As afinidades de um lado e as ansiedades dos outros tiveram grande e fundamental papel no comportamento dos sujeitos. Por que o fulano pode e eu não posso? Você só vai se a fulana também for! Frases como estas foram, entre outras tantas, expressões que dominavam o interior das casas em vésperas de algum evento. Frequentar um clube também passava pelas notas da escola, você só irá se as notas forem boas dizia a autoridade da casa. Essa frase autoritária deixava qualquer jovem com as pernas frouxas ao receber o resultado das provas. Passei por isso! 

A Recreio busca agregar os sujeitos sociais diluídos na comunidade os quais, cada um com seus motivos, diminuíram a frequência. Esse afastamento também tem seus motivos e razões a serem avaliados. Mas isso será tarefa para a próxima geração. A nossa tarefa é aceitar o convite e redesenhar nossa juventude sob a forma do maior instrumento cognitivo, privilégio exclusivo do homem, a Palavra. Deverá ser interessante nos reencontrarmos com a nossa juventude e talvez, reaprendermos com ela. Será, de outra forma, um belo exercício se considerarmos que passamos horas teclando no Whats app, onde as confidências e sortilégios on line fazem parte de uma Nova Era da evolução humana.

 

 

 

 

 

APOIO: