RELEMBRANDO

REZA A LENDA

Sérgio Olídio Dutra, o “Miminho”, nos últimos dois anos esteve conosco no evento REVIVAL, balançando as estruturas da sociedade e colocando muita gente para dançar no embalo das músicas dos anos 70, 80 e 90. “A Recreio é uma referência de Gramado. Desde antigamente quem veraneava ou morava aqui sempre passava pela Recreio. O REVIVAL é uma festa já consagrada dos anos 80, que traz muito do público que frequentou a Recreio e que curtiu bons momentos aqui. Muitas pessoas da região também já marcam para vir aqui”, diz.

 

Miminho sonorizando no REVIVAL na Recreio, 2019. Foto Gustavo Merolli

 


Olídio Dutra no Stubaker Champion em frente à construção da nova Recreio, 1956. Acervo pessoal

 

 

Elli Arend Dutra e equipe do Economato Recreio Gramadense. Acervo pessoal

 

Do final dos anos 50 até 1962, seus pais, a senhora Elli Arend Dutra e o senhor Olídio Dutra trabalhavam como ecônomos e moravam no clube. “Reza a lenda que provavelmente eu tenha nascido na Recreio. A minha avó, parteira fez o meu parto. O hospital era muito próximo, mas acredita-se que eu tenha nascido aqui e depois tenha sido levado para lá. A mãe e o pai se dedicaram ao clube por muitos anos. Faziam dos doces, os salgados e os banquetes para os jantares em casamentos”.

 

Churrasco Bolonistas final da década de 50. Acervo pessoal

 

Churrasco Bolonistas final da década de 50, antigo restaurante da Recreio. Acervo pessoal

 

Churrasco festivo final da década de 50, salão principal Recreio. Acervo pessoal

 

 

Miminho conta que foi na Recreio que veio pela primeira vez em uma Boate. “O Sérigo Vetorazzi sonorizava. Lembro que o Caio Tomazelli, também tocou um período. Comecei a curtir, com quinze anos. Algum tempo depois a Boate se tornou uma Danceteria. Foi quando toquei aqui. Comecei no Tênis Clube, com dezesseis anos aos sábados e tocava aqui nas sextas. Tenho boas lembranças do tempo em que curtíamos os eventos do Festival de Cinema, noite de Queijos & Vinhos. Assisti na Recreio shows como Engenheiros do Hawai, De Fala, Nenhum de Nós, Alceu Valença”, recorda-se.

 

Carnaval Recreio, década de 60. Acervo pessoal

 

 

Sobre o nosso famoso Carnaval, confirma: “muito aguardado, famosíssimo, muito esperado. Participei do Diz meu Cafezinho. E a grande apresentação acontecia na noite da Recreio. Muitos blocos de fora também se apresentavam aqui. De Campo Bom, Novo Hamburgo, Dois Irmãos. O baile demorava para tomar forma de novo, até que todos se apresentassem, de tanta gente que participava. Convivi muito com o pessoal do Quis um Gole, as festas eram meio juntas e bem animadas”!

 

Integração dos grupos de bolão Gramado e Canela, década de 70. Acervo pessoal

 

Outro registro que marcou época na Recreio, foram os escrutínios políticos. “Participei como curioso e lembro-me do salão muito cheio e tumultuado. Acompanhei de perto. Lembro-me do ambiente de grande expectativa quando faziam as contagens de votos. Ao redor desse prédio podíamos encontrar pessoas da cidade inteira, ansiosas pelo resultado das eleições”.

 

Casal Elli e Olidio Dutra recebendo as filhas debutantes Rosangela e Evelin Dutra. Acervo pessoal

 

Ana Henzel, Eliete Moschen, Rosangela Dutra, Ivete Sorgetz, Luiza Cardoso, 1970. Acervo pessoal

 

Casal presidente Euzébio e Julieta Balzaretti com as debutantes, 1970. Acervo pessoal

 

Uma época importante lembrada pelo Miminho foi o Karatê na Recreio. “Wado Kai, Mestre Ironori Otsuká, Professor Sadi, que aconteceu por muito tempo. Participávamos, eu, Muskito, Caetano, Celso Moreira Borges, Danglar Libardi, Luiz Carlos Engler, Paulo Zinke e outros amigos. Uma turma bem bacana! A Recreio é o clube da gente. Esse lugar onde o pai e a mãe viveram alguns anos. A cidade cresceu, desenvolveu-se e a Recreio continua muito bem lembrada e muito bem representada”, conclui.

 

Helmuth e Semida Sorgetz, Olídio e Elli Dutra, meados de1970. Acervo pessoal

  

O senhor Olidio Dutra faria 94 anos no dia 18 de julho e seu filho Miminho comemorou 60 no último dia 13. Fica aqui nossa homenagem a Família Dutra, que proporcionou tantos momentos de alegria para a sociedade gramadense.

A seguir algumas imagens da família que ilustram o perído em que viveram aqui.

 

Carnaval Infantil na Recreio, década de 60. Acervo pessoal

 

Rosângela Dutra, Hortência e Ervino Schmitt, Daniel Benetti, Cibila Benetti, Heidi Arend e Dona Mística. Acervo pessoal

 

Nilvo Arend, Rosangela Dutra e Loni Arend. Acervo pessoal

 

João Carlos de Oliveira, Elli Arend Dutra, década de 50. Acervo pessoal



 

  

APOIO: