DESTAQUE

TATIANA FERREIRA ARQUITETA

Arquitetura e cenografia protagonizam eventos em Gramado. Para isso, equipe e fornecedores precisam estar em perfeita sintonia e alinhamento. Além de segurança e conforto, inúmeros detalhes devem estar ligados visualmente com a proposta para que seja interessante. A ambientação representa a experiência dos convidados no evento. Bem executada, tem o poder de despertar sensações e emoções em cada pessoa de forma diferente.

 

Arquiteta Tatiana Ferreira. Acervo S.R.G.

 

Tatiana Ferreira arquiteta com mais de 20 anos de experiência nesse setor, conhece bem as possibilidades de atuação em eventos. “Lembro-me de quando produzimos o primeiro Gramado Malha Fashion. Interessante é que o cliente dispunha de um sistema de divisórias para participar de determinadas feiras. Foi um desafio utilizar essa estrutura já pronta considerando os degraus no salão. Com planejamento, fizemos com que uma possível dificuldade fosse usada ao nosso favor. Ficou fantástico, por que possibilitou uma visão geral de todos os produtos expostos. Como uma grande vitrine. Ampliamos os espaços a cada ano, exploramos o mezanino, o hall. A Recreio oferece vários ambientes que permitem facilidade de decoração, iluminação e ambiência. A versatilidade dos espaços para qualquer tipo de evento é um diferencial importante do Clube”.
Desde o início da carreira trabalhou com eventos promovidos por Sívia Zorzanello e Marta Rossi, na região da Serra Gaúcha. “Aprendi muito com elas e realizei quase todas as edições do Festuris, Chocofest, Gramado Summit e Gramado Malha Fashion”. Sobre realizações na Recreio diz que “é possível organizar eventos de pequeno porte com a opção de expandir espaços, para produzir eventos maiores. Recepção para convidados íntimos ou festas lindas e grandes também ficam ótimas aqui. O cenário disponível é perfeito, fica a critério do cliente, a intensidade da produção que deseja realizar. Os ambientes já são ricos com elementos que beneficiam em função da estrutura do patrimônio. Isso facilita muito a organização dos eventos”, comenta.

 

90 Anos Recreio Gramadense. Foto Dinarci Borges

 

Vivenciar o local onde será organizado o evento, analisar as peculiaridades com noções de espacialidade e detectar desafios são ações que previnem o que durante o evento pode vir a atrapalhar. Definir quais são os elementos que podem interferir na circulação do evento e encontrar soluções para os empecilhos que não podem ser removidos são etapas consideradas no estudo do espaço.
Tatiana organizou um evento inesquecível que transformou inclusive a rua de acesso ao clube:  festa de comemoração aos 90 anos da Sociedade Recreio Gramadense. “O Clube tem 104 anos e a questão histórica remete a um sentimento de posse. Qualquer reforma implica mexer na nossa história, é uma responsabilidade dupla, com a preocupação de não deixar de valorizar o que já aconteceu aqui. A riqueza que existe nesse espaço aumenta a responsabilidade ao arquitetar o evento. A história desse lugar envolve muito sentimento. Para mim é perfeito. Por que chegar em um ambiente frio que não diz nada, que não remete a nada, que não inspira, torna tudo muito mais difícil. Aqui é exatamente ao contrário. Me sinto acolhida e privilegiada nesse sentido. Este é um dos poucos clubes centenários do Rio Grande do Sul. E foi sempre mantido com muito carinho”.

 

Arquiteta Tatiana Ferreira, Presidente João Benetti e Maria Aparecida Oigen Benetti. Foto Dinarci Borges

 

Outra questão é a responsabilidade técnica. “Independente do tamanho do universo a ser trabalhado, oferecemos o início do sonho. Mostrar o que é possível criar e realizar no espaço que dará visibilidade a marca, seja em estande ou evento corporativo. As questões de ergonomia, luz, cores, circulação, legislação do corpo de bombeiros, larguras e extensões de corredores, materiais específicos, prevenção de incêndio, bloqueios, acessos e sinalização são questões que influenciam a criação de lay out”. Arquitetura em eventos envolve credibilidade e uma visão profissional que é fiscalizada por órgãos competentes. Ter um profissional arquiteto ou engenheiro responsável é sinônimo de tranqüilidade e que influencia no sucesso de um evento.

 

Contatos:

tatiferreira.progettare@gmail.com

(54)999.735.092